sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Savanas 


Existe um grande número de paisagens naturais no mundo, as características da vegetação, por exemplo, é resultado das composições climáticas. Savana é nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. As Savanas ocorrem, principalmente, na zona intertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar. 


A espécie de savana mais conhecida é a africana, no entanto, há outras: savanas tropicais (africana), savanas subtropicais, savanas temperadas, savanas mediterrâneas, savanas pantanosas e savanas montanhosas. 

As savanas do tipo tropical e subtropical são encontras em todos os continentes, apresentando duas estações bem definidas (uma quente e outra chuvosa). Os solos dessas áreas são relativamente férteis, neles se fixam gramíneas, geralmente desprovidas de árvores. A África possui savanas com esses aspectos, com destaque para as do Serengueti. 
Savanas temperadas são identificadas em médias latitudes e em todos os continentes, são influenciadas pelo clima temperado, cujo verão é relativamente úmido e o inverno seco. A vegetação é constituída por gramíneas. 

Savanas mediterrâneas são vegetações que ocorrem em regiões de clima mediterrâneo. Nessas áreas o solo é pobre, germinando sobre a superfície arbustos e árvores de pequeno porte, essa composição corre sério risco de extinguir diante da constante intervenção humana, principalmente pela extração de lenha, criação de animais, agricultura, urbanização e etc. 

Savanas pantanosas são composições vegetativas que ocorrem tanto em regiões de clima tropical como subtropical dos cinco continentes. Esse tipo de savana sofre inundações periódicas. 

Savanas montanhosas é um tipo de vegetação que ocorre fundamentalmente em zonas alpinas e subalpinas em distintos lugares do globo, em razão do isolamento geográfico, abriga espécies endêmicas.

2 comentários:

  1. A savana é uma formação arbustiva característica das regiões tropicais de maior continentalidade, ou seja, nas áreas onde os verões são úmidos e, os invernos, bastante secos. Na África, por exemplo, essa vegetação estende-se por amplas áreas e constitui o hábitat dos grandes mamíferos do continente; no Brasil recebe o nome de Cerrado e ocupa vastas áreas do Centro-Oeste.

    São características dessa formação: vegetação predominantemente arbustiva, com árvores de pequeno e médio porte, galhos retorcidos e raízes muito longas (adaptadas à busca de água em lençóis mais profundos nas épocas de seca).

    Na savana africana, por exemplo, as principais espécies de animais encontradas são: leão, elefante, antílope e zebra.
    Ana Paula Calazans Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. A Savana Africana são grandes extensões de terra na África com vegetação de savana temperada herbácea de forma contínua raramente interrompida por capões de arbustos e árvores menores
    Solange Prates

    ResponderExcluir